Topper : Para que servem os sobre colchões?

Topper : Para que servem os sobre colchões?

Iremos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre o que é um sobre colchão ou topper, que tipos existem, quais as suas vantagens, inconvenientes e como utilizá-los corretamente.

O que é um sobre colchão?

O sobre colchão ou topper é uma camada que se coloca sobre a superfície do colchão e que trata de complementar alguma carência das camadas do colchão.

Na maioria das vezes, trata-se de um colchão muito fino, geralmente com uma altura entre 3 e 10 centímetros, que normalmente se ajusta ao colchão mediante algum sistema de fixação. Os mais habituais são os sistemas de bandas elásticas nas esquinas, bandas laterais com velcro que se fixam aos lados do colchão através de bandas elásticas colocadas horizontalmente em vários sítios da cama, inclusivamente com uma platabanda elástica como se fosse o lençol de baixo.

Descubra o nosso Topper Mattreness, aqui

Qual a utilidade de um sobre colchão?

Em certos casos pode ser muito útil, nomeadamente quando o colchão não é de boa qualidade e não se adapta às necessidades de descanso de quem o usa, ou colchões em que com o passar dos anos as propriedades adaptativas se reduzem e o colchão perde conforto. É então que consideramos trocar todo o colchão ou adiar essa troca e tratar de melhorar o conforto do que temos.

Quando optamos pela segunda opção, que é a mais económica, a melhor alternativa para aumentar a qualidade do nosso descanso é colocar um sobre colchão.

Um sobre colchão tem a capacidade de modificar a adaptabilidade de uma cama, este pode converter um colchão duro e nada cómodo num colchão mais confortável e em que é possível dormir adequadamente.

Vantagens de usar um sobre colchão

  1. Aumenta a durabilidade do nosso colchão

O uso de um sobre colchão é uma forma adequada de aumentar a duração do nosso conjunto de descanso. Cada noite, quando vamos dormir, o nosso colchão sofre pouco a pouco a deterioração e deformação que resultam da pressão contínua do nosso corpo. Consoante a qualidade e os materiais com que foi fabricado, esta deterioração mais cedo ou mais tarde será evidente, o que tem repercussões na qualidade do nosso sono.

Ao usar um sobre colchão, acrescentamos uma camada adicional à superfície do colchão e será esta que recebe a maior parte do peso e pressão do nosso corpo. Será esta camada e não o colchão que irá sofrer a maior deterioração resultante do uso, portanto o nosso colchão estará em condições ideias para o descanso durante mais tempo.

  1. Incrementa a respirabilidade do colchão

 Durante a noite o nosso corpo produz humidade. O uso de um sobre colchão que contenha materiais respiráveis, que facilitam a livre entrada e saída do ar na superfície de descanso, previne que esta humidade se infiltre no interior do nosso colchão e o danifique. Contudo, se quer proteger ao máximo tanto o seu sobre colchão como o colchão, se é uma pessoa calorenta e sofre de transpiração excessiva ao dormir, recomendamos-lhe um sobre colchão com efeito térmico e fresco testado em laboratório, que pode encontrar na Mattreness. Poderá coloca-lo sobre a sua cama, como um lençol de baixo e disfrutar dos mais recentes materiais termorreguladores e obter um melhor descanso.

  1. Muito higiénico

O uso de um sobre colchão evita que bactérias, ácaros e peles mortas entrem em contacto com o colchão e nele se acumulem. Em muitos casos, os toppers são removíveis, o que facilita a sua lavagem e higienização. Para máxima proteção do seu colchão, no entanto, necessitará de um bom protetor de colchão.

  1. Mais económico

Seja pela sua deterioração resultante do seu uso diário, por uma deformação da sua espuma ou do viscoelástico, ou ainda por uma má manutenção do colchão que tenha acelerado a sua deterioração, trocar um sobre colchão é muito mais económico do que trocar todo o colchão.

  1. Fácil de transportar

Muitas vezes, não sabemos se a cama na qual iremos dormir durante as férias irá adequar-se às nossas necessidades para um bom descanso. Ou então sabemos perfeitamente que não irá.

Em ambas as situações, muitas pessoas optam por viajar com um sobre colchão de medida individual adaptado às suas necessidades, para garantir um bom descanso durante as suas férias. Afinal, os dias de descanso são, entre outras coisas, para poder tirar o máximo proveito das horas de sono e arriscar-se a que não aconteça assim é uma intranquilidade de muitos não querem ter. Além disso, a facilidade que os sobre colchões oferecem de se enrolar, sobretudo os de penugem e de viscoelástico de 3cm de grossura, fazem com que esta tarefa seja mais fácil.

Descubra o nosso Topper Mattreness, aqui

Protetor de colchão e sobre colchão são o mesmo?

Frequentemente ouvimos também o termo protetor de colchão e há quem confunda este termo com o de sobre colchão ou topper. No entanto, as diferenças entre ambos são notórias.

Um protetor de colchão é um tecido fino que cobre total ou parcialmente o colchão e que se coloca como um lençol de baixo. A sua principal função é 

proteger o colchão de possíveis manchas, ácaros e bactérias, existem inclusive respiráveis e impermeáveis e com tratamentos de efeito fresco.

Pelo contrário, o sobre colchão cobre apenas a parte superior do colchão e acrescenta uma camada extra de acolchoamento, que melhora a adaptabilidade e comodidade geral do colchão.

Na Mattreness recomendamos sempre a utilização de um protetor de colchão, que oferece máxima proteção ao nosso colchão, assim como melhora a qualidade de descanso dos dormintes, tanto ao dormir sobre um colchão, como ao fazê-lo num colchão que conta com um sobre colchão em cima.

Quando devemos usar um sobre colchão?

Ainda que, de uma forma geral, o seu uso sirva para melhorar a adaptabilidade do nosso velho colchão, assim como para reduzir o desgaste do mesmo resultante do seu uso diário, os sobre colchões ou toppers são uma opção especialmente recomendável nos seguintes casos:

  • Podemos usar um sobre colchão quando o colchão que temos não se adapta o suficiente à nossa forma de dormir e consideramos que ainda não é o momento de trocar de colchão, ou que essa troca implicaria um custo não comportável de momento. Quando notamos que, ao dormir de lado, o ombro e os quadris sofrem uma elevada pressão, ou quando ao dormir de barriga para cima sentimos que a lombar não tem o apoio que necessitamos para relaxar melhor, este é momento indicado para colocar um sobre colchão na nossa cama. O objetivo principal é procurar sempre o melhor alinhamento possível da coluna. Desta forma, não estamos apenas a investir em maior conforto, mas também a prevenir futuras lesões devido a uma má postura durante o sono.
  • É também um bom investimento em casos em que o colchão da casa de aluguer temporário ou do alojamento durante as férias seja demasiado rígido ou firme e a estadia seja prolongada, mas não se pretende fazer um grande investimento num colchão novo que depois não poderá ser usado.
  • Pode também ocorrer que um dos membros do casal considera que necessita de suavidade ou firmeza extra no seu lado da cama, porque as suas necessidades de conforto mudaram com o passar do tempo. Para estes casos, é extremamente útil recorrer a um sobre colchão individual, com a medida de metade da cama, que permita a ambos os dormintes disfrutar de máxima qualidade de descanso ao dormir juntos.

Prolongue a vida do seu velho colchão

Em resumo, um sobre colchão de qualidade é uma boa forma de alargar a vida útil do nosso velho colchão quando, por que circunstância for, consideramos que ainda não é o momento de trocá-lo por um novo.

Voltar para o blogue